Helena Antipoff, o Teatro de Bonecos e a Sociedade Pestalozzi do Brasil

Auteurs

  • Tânia Gomez Mendonça Universidade de São Paulo - USP

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701202019027

Résumé

Este artigo almeja lançar luz sobre a relação entre a trajetória intelectual da
psicóloga russa Helena Antipoff, a formação da Sociedade Pestalozzi do Brasil e os primeiros cursos de teatro de bonecos do país, que tiveram início em 1946. Objetiva-se desenvolver a ideia de que tais cursos possuíam forte ligação com a psicologia da educação e os conceitos da moderna pedagogia vinculada à Escola Nova. Tais cursos tinham como propósito a “missão” de levar “teatrinhos de bonecos” a todas as regiões onde houvessem crianças que necessitassem de recreação para a sua “formação saudável”.

Palavras-chave: Helena Antipoff. Sociedade Pestalozzi do Brasil. Escola Nova. Teatro
de Bonecos. Psicologia educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tânia Gomez Mendonça, Universidade de São Paulo - USP

Possui Bacharelado e Licenciatura pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É mestra pelo programa de pós graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é doutoranda pelo programa de pós graduação em História Social da Universidade de São Paulo com a tese "Entre os fios da história: o teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)".

Téléchargements

Publiée

2019-11-14

Comment citer

MENDONÇA, Tânia Gomez. Helena Antipoff, o Teatro de Bonecos e a Sociedade Pestalozzi do Brasil. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 027–044, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019027. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019027. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático