De-vagar pela cena de Socorro

Authors

  • Zilá Muniz Ronda Grupo de Dança e Teatro - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010159

Abstract

Este artigo analisa a dramaturgia na dança, problematizando aspectos do
processo de criação de Socorro, realização do Ronda Grupo de Dança e Teatro dirigido por Zilá Muniz. O espetáculo se caracteriza pelo encontro entre dança e o teatro de formas animadas. O presente estudo evidencia também que a dramaturgia na dança ordena a obra, define zonas de preocupação e precisão, é o fio condutor no processo de encenação. Portanto, antes, é o que fixa as estruturas parciais e as estruturas globais da obra. Em Socorro, a organização dos materiais foi efetuada a partir da apresentação de diversas imagens e ações indicadas pela diretora e com as contribuições dos dançarinos. A escolha das cenas seguiu a lógica que a dramaturgia foi desenhando no percurso da estruturação da montagem.

Palavras-chave: Dramaturgia na dança; dança contemporânea; teatro de formas animadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Zilá Muniz, Ronda Grupo de Dança e Teatro - Florianópolis

Diretora de Dança, Mestre em Teatro (2004), Doutoranda em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Diretora do Ronda Grupo de Dança e Teatro. Desenvolve trabalho com improvisação como processo de composição
na dança.  

Published

2018-04-07

How to Cite

MUNIZ, Zilá. De-vagar pela cena de Socorro. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 159–171, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010159. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010159. Acesso em: 17 jul. 2024.