Zona Maquínica: sistema material coreografável
DOI:
https://doi.org/10.5965/25950347012920240264Palavras-chave:
sistema, composição, diversidade, matéria, desantropocentriaResumo
Este artigo apresenta uma linha das poéticas objetuais que articula teatro de animação, dança e tecnologias. São expostos alguns aspectos que são concomitantemente técnicos, estéticos e políticos, conformadores de uma zona impro-composicional entendida como um sistema material horizontal no qual o corpo actante é entendido como também matéria. Esse ambiente vem sendo chamado de Zona Maquínica e o compartilhamento de alguns de seus aspectos deseja ampliar a possibilidade de colaborar com ferramentas no campo docente e artístico, fortalecendo a pluralidade do Teatro de Animação.
Downloads
Referências
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints book: a practical guide of Viewpoints and composition. New York: Theatre Comunications Group, 2005.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento – O sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa e artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In: PEREIR A, R.; SOTER, S. (Orgs.). Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, v. 3, 1999
GODARD, Hubert. Buracos Negros: uma entrevista com Hubert Godard. O Percevejo Online, v. 2, n.2, 2010. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1447. Acesso em: 13 dez 2014.
GODARD, Hubert. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely. (Org.). Lygia Clark, da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006b. p. 73-80.
HEGGEN, Claire. Sujeito-objeto: entrevista e negociações. Tradução: Margarida Baird e José Ronaldo Faleiro. Revista Móin-Móin, Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, n. 6. 2009.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. São Paulo: Vozes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.