O Riso e o Grotesco na Adaptação da Comédia Lisístrata, de Aristófanes, para o Teatro de Formas Animadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022070

Palavras-chave:

Lisístrata, Máscara, Boneco, Riso, Grotesco

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar uma adaptação da peça Lisístrata, de Aristófanes (411 a.C.), para o Teatro de Formas Animadas, feita pelo Grupo Paideia. A adaptação do texto teve o intuito de tornar a obra acessível a outro público, não somente ao erudito. Objetivou, também, relacionar os elementos máscaras e bonecos no contexto da encenação, levando em consideração o risível e o grotesco em ambos os elementos.  

 

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Biografia do Autor

Danielle Motta Araújo, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela UFC (2003). É especialista em Estudos Clássicos pela UFC (2005) e Mestra em Letras, Literatura Comparada, pela UFC (2017). Doutoranda em Letras, Literatura Comparada, UFC (Ingresso em 2020.1). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Clássica. Estudiosa da mitologia grega desde 2000. Integrante e uma das fundadoras do grupo Paideia (Fundação: julho de 2002). É professora do curso "Mitologia greco-romana e a sobrevivência do mito na atualidade", um projeto de extensão da UFC em parceria com o Grupo Paideia, que existe desde 2007 e que, atualmente, tem carga horária de 100 h/a. Coordenadora da Especialização em Mitologia Greco-romana e da Especialização em Contos de Fadas, ambas do Instituto Dédalus de Psicologia com certificação pela Faculdade UniAteneu. É atriz e bonequeira do grupo Paideia (desde 2002)

Glaudiney Moreira Mendonça Junior, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual ministrando aulas no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Tem experiência na área de Jogos, Narrativas, Mitologia e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Gamificação, Narrativas Multimídia, Psicologia Analítica, Contos de Fadas, Mitologia Grega e Nórdica. É ator e bonequeiro do Grupo Paideia (desde 2010).

Paulo Roberto Barbosa Souza, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (2017), mestrando em Letras, com ênfase em Literatura Clássica pela Universidade Federal do Ceará (2021). Membro do Grupo Paideia (desde 2007). Atualmente é professor de História e Mitologia. Tem experiência nas áreas de História, Filosofia e Mitologia com ênfase em Cultura Clássica.

Referências

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Publicado

2022-09-03

Como Citar

ARAÚJO, D. M.; MENDONÇA JUNIOR, G. M.; SOUZA, P. R. B. O Riso e o Grotesco na Adaptação da Comédia Lisístrata, de Aristófanes, para o Teatro de Formas Animadas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 070-084, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022070. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22419. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação