No caminho do aprendizado (Dō) para um corpo-marionete sem fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022206

Palavras-chave:

Ariane Mnouchkine, Meyerhold, corpo-marionete, bunraku, kabuki

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as investigações artísticas e as descobertas do corpo-marionete, atravessando o texto por anotações e indagações extraídas do diário de trabalho da autora a partir das atividades de seu Grupo de Estudos. Em 2019, o grupo vinculado ao mestrado da Escola de Artes Superior Célia Helena (ESCH) examinou a ressignificação do corpo do ator em forma de corpo-marionete, sobretudo a partir do estilo ningyō buri do kabuki, inspirado no bunraku, e no filme Tambores sobre o dique do Théâtre du Soleil. Em termos conceituais dialogou com Meyerhold, Oida, Kusano e Greiner.

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Biografia do Autor

Scarlett Siqueira do Valle, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Membro do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP. Mestre em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Celia Helena - SP, com o tema "No Caminho do Bushido Encontrei Hana Sakura". Coordenadora e diretora do Grupo de Estudos do Mestrado "A Máscara e o Corpo". Concluiu Pós-graduação - Especialização em Direção Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena – SP. Tem graduação em Rádio, TV e Roteiro pela Anhembi Morumbi - SP (2008).

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Publicado

2022-09-03

Como Citar

DO VALLE, Scarlett Siqueira. No caminho do aprendizado (Dō) para um corpo-marionete sem fronteiras . Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 206–221, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/21671. Acesso em: 22 dez. 2024.

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