No Caminho do Aprendizado (Dō) para um Corpo-Marionete sem Fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701262022206Palavras-chave:
Ariane Mnouchkine, Corpo-marionete, Bunraku, Kabuki, MeyerholdResumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as investigações artísticas e as descobertas do corpo-marionete, atravessando o texto por anotações e indagações extraídas do diário de trabalho da autora a partir das atividades de seu Grupo de Estudos. Em 2019, o grupo vinculado ao mestrado da Escola de Artes Superior Célia Helena (ESCH) examinou a ressignificação do corpo do ator em forma de corpo-marionete, sobretudo a partir do estilo ningyō buri do kabuki, inspirado no bunraku, e no filme Tambores sobre o dique do Théâtre du Soleil. Em termos conceituais dialogou com Meyerhold, Oida, Kusano e Greiner.
Downloads
Referências
ABENSOUR, Gerard. Vsevolod Meyerhold ou A Invenção da Encenação. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BALARDIM, Paulo. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. Tese de Doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Florianópolis/SC, 2013.
BELTRAME, Valmor. A marionetização do ator. Móin-móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, n. 1. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, pp.53-78. 2005.
DO VALLE, Scarlett. No caminho do Bushido encontrei Hana sakura. Memorial de Processo do Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Artes da Cena, da Escola Superior de Artes Célia Helena. São Paulo/SP, 2019.
EISENSTEIN, Sergei M. Yo Memorias inmorales 2 . Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1992.
GUNJI, Masakatsu. Kabuki, tra. John Bester. Tokyo: Kondansha International, 1985.
GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
GREINER, Christine. Leituras do corpo no Japão – e suas diásporas cognitivas. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
GREINER, Christine. Fabulações do Corpo Japonês e seus microativismos. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
KATZ, Helena; GREINER, Christine. Arte & Cognição. Corpomídia, comunicação, Política. São Paulo: Annablume, 2015.
KUSANO, Darci. Teatros Bunraku e Kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.
MATSUDA, Juliana Miyuki. As influências japonesas nos trajes de cena de Ariane Mnouchkine: conceituação, modelagem e construção. 2016. Dissertação (Mestrado na Escola de Comunicação e Artes − ECA) − USP, São Paulo/SP.
PICCON-VALLIN, Béatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PICCON-VALLIN, Béatrice. O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos. São Paulo: Perspectiva; Edições SESC/SP, 2017.
SANTOS, Maria Thaís Lima. Na Cena do Dr. Dapertutto − Poética e pedagogia em V. E. Meierhold, 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.