De-vagar pela cena de Socorro

Autores

  • Zilá Muniz Ronda Grupo de Dança e Teatro - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010159

Resumo

Este artigo analisa a dramaturgia na dança, problematizando aspectos do
processo de criação de Socorro, realização do Ronda Grupo de Dança e Teatro dirigido por Zilá Muniz. O espetáculo se caracteriza pelo encontro entre dança e o teatro de formas animadas. O presente estudo evidencia também que a dramaturgia na dança ordena a obra, define zonas de preocupação e precisão, é o fio condutor no processo de encenação. Portanto, antes, é o que fixa as estruturas parciais e as estruturas globais da obra. Em Socorro, a organização dos materiais foi efetuada a partir da apresentação de diversas imagens e ações indicadas pela diretora e com as contribuições dos dançarinos. A escolha das cenas seguiu a lógica que a dramaturgia foi desenhando no percurso da estruturação da montagem.

Palavras-chave: Dramaturgia na dança; dança contemporânea; teatro de formas animadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilá Muniz, Ronda Grupo de Dança e Teatro - Florianópolis

Diretora de Dança, Mestre em Teatro (2004), Doutoranda em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Diretora do Ronda Grupo de Dança e Teatro. Desenvolve trabalho com improvisação como processo de composição
na dança.  

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

MUNIZ, Zilá. De-vagar pela cena de Socorro. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 159–171, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010159. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010159. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático