Plano Bonecos: produção e uso de formas animadas dentro de um grupo com diversidade intelectual

Autores

  • Eduardo Andrade Oliveira Arte Cinco Produções Artísticas (Diretor) e PUC-Rio (Professor)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701202019087

Resumo

O artigo relata a vivência com um grupo de alunos especiais, ao qual o tea- tro de bonecos/formas animadas foi apresentado como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de habilidades nos eixos de observação: fala, motora, cognição e expressão, e destaca a experiência de um aluno que participou desses encontros. Sou designer, bonequeiro e educador, e no curso Arte, Educação e Inclusão com Orientação Universitária atuei como professor vinculado à CCE PUC-Rio (2017). O Design como campo interdisciplinar e o Teatro de Bonecos como mediador e facilitador da comuni- cação apresentam metodologias que potencializam o desenvolvimento de pessoas com diversidade intelectual. Essa vivência promove um brincar carregado de manifestações simbólicas, que pode oferecer caminhos de uso dessa mídia em grupos similares. 

Palavras-chave: Linguagem. Interação. Aprendizagem. Reaproveitamento. Bonecos. Deficiência/diversidade intelectual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Andrade Oliveira, Arte Cinco Produções Artísticas (Diretor) e PUC-Rio (Professor)

Doutor (2018) e Mestre (2007)em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Graduado em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI- UERJ - 1987). Atualmente é diretor da Arte Cinco Produções Artísticas, empresa especializada no design de bonecos e objetos interativos.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

OLIVEIRA, Eduardo Andrade. Plano Bonecos: produção e uso de formas animadas dentro de um grupo com diversidade intelectual. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 087–103, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019087. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019087. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático