“Sozinho na companhia de muitas coisas” A relação do artista com seus objetos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701122014077Resumo
O “sex appeal do inorgânico” é o conceito com o qual o filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) opera dialeticamente os objetos da modernidade e a atração que exerce o fetiche da novidade. Neste artigo, o conceito fundamenta algumas reflexões sobre a relação entre um artista e suas coisas através da observação da vida e da obra do carnavalesco Joãosinho Trinta (1933-2011). De criança pobre que inventava seus próprios brinquedos ao adulto artista que inovou a visualidade do espetáculo brasileiro das escolas de samba – entre alegorias proibidas e o espaço íntimo compartilhado com objetos particulares –, o artigo tece, à luz da teoria benjaminiana, considerações sobre a relação do carnavalesco com suas criações que revelam e são reveladas em sua preferência pessoal por uma paradoxal solidão “na companhia de muitas coisas”.
Palavras-chave: Objeto. Artista. Relação. Solidão. Sex appeal do inorgânico.
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