A internacionalização das políticas educacionais na formação docente: abordagens na produção da Pós-Graduação em Educação na Amazônia Legal

Autores

  • Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Carlos Alberto Saldanha da Silva Júnior Universidade Federal do Pará image/svg+xml
  • Mary Ellen Costa Moraes Universidade Federal do Pará image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024164

Palavras-chave:

internacionalização das políticas educacionais, abordagens na formação docente, neoliberalismo, Amazônia Legal

Resumo

Este estudo objetiva mapear a produção acadêmica da Pós-Graduação em Educação nas dissertações e teses, no período de 2010 a 2021, no que tange à inserção do debate da internacionalização das políticas educacionais no campo científico da formação docente na Amazônia Legal. Parte-se de uma perspectiva crítico-dialética que considera a realidade a partir de suas múltiplas determinações, contradições e mediações presentes nas abordagens sobre a internacionalização das políticas educacionais e suas repercussões na formação docente. A pesquisa pauta-se pela metodologia do Estado do Conhecimento, contemplando, em suas etapas constitutivas, a identificação, a sistematização, a categorização e as proposições acerca da temática em análise. Identificar como o processo de internacionalização das políticas educacionais tem sido abordado (ou não) remete, neste estudo, à visibilidade sobre as temáticas emergentes no campo da formação docente na região da Amazônia Legal, a partir do que indicam os seus achados. Perceber essas relações é importante para uma compreensão crítica desse campo de estudo em sua totalidade, no que se refere à inegável influência dos organismos internacionais, agências de fomento e corporações econômicas nas reformas educacionais neoliberais que interferem diretamente no currículo da formação e no trabalho docente, redefinindo, consequentemente, o perfil do professorado para atuar na preparação de indivíduos que atendam aos preceitos da sociedade globalizada. Entretanto, os dados obtidos nesta pesquisa evidenciam a inópia produção sobre a internacionalização das políticas educacionais e suas influências na formação docente, constituindo-se, assim, um campo fértil para as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação na região da Amazônia Legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria. O contexto da pesquisa em educação na Amazônia: aspectos históricos, políticos, socioeconômicos. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte; CAMARGO, Leila Maria; ANDRADE, Antonia Costa (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 35-53.

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

BALL, Stephen J. Educação Global S.A: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2020.

CASARA, Rubens. Contra a miséria neoliberal: racionalidade, normatividade e imaginário. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bJbBCJS5DvngSvwz9hngDXK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

GUIMARÃES. André Rodrigues; BRITO, Cristiane de Sousa; SANTOS, José Almir Brito dos. Expansão e financiamento da Pós-Graduação e desigualdade regional no Brasil (2002-2018). Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 47-71, 2020. Edição especial. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7244. Acesso em: 16 out. 2023.

HAGE, Salomão Mufarrej; BARROS, Oscar Ferreira; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo. Territórios do Currículo por Áreas de Conhecimento na Licenciatura em Educação do Campo. REVELLI, Inhumas, v. 13, p. 1-21, 2021. Dossiê políticas de educação superior: tendências e perspectivas.

SANTOS, Daniel et al. IPS Amazônia 2023: índice de progresso social na Amazônia brasileira: resumo executivo. 4. ed. Belém: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, 2023. E-book.

KNIGHT, Jane. Internationalization as a process of change: an interview with Jane Knight. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 529-537, jul./set. 2020.

LAVAL, Christian; WEBER, Louis (coord.). Le nouvel ordre éducatif mondial OMC, Banque mondiale, OCDE, Commission européenne. Paris: Syllepse, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44829166_Le_Nouvel_ordre_educatif_mondial_OMC_Banque_mondiale_OCDE_Commission_europeenne/link/5d5ff962458515d6101e2387/download. Acesso em: 29 out. 2023.

LIMA, Antonio Bosco; MARQUES, Mara Rúbia Alves; SILVA, Sarita Medina. Reforma e Qualidade da Educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, p.181-197, maio 2009. Número especial. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312867832_Reforma_e_qualidade_da_educacao_no_Brasil. Acesso em: 18 nov. 2023.

LIMA, Licínio C.; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O Processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a universidade nova. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/sLRcDpTf78bbDW45wrW98Js/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2023.

MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, Márcia dos Santos; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

MASSON, Gisele. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: ANPEd SUL: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Rio de Janeiro: RBE, 2012. p. 1-13.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. In: SOUZA, Denise Trento Rabello de; SARTI, Medeiros Flavia. Mercado de formação docente: constituição: funcionamento e dispositivos. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. p. 37-70.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. A agenda global da educação no contexto da Covid-19. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 187-216, 2021.

MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO, Arlete Maria Monte. Internacionalização da Educação Superior nas Universidades Federais brasileiras e a Cooperação Sul-Sul. In: MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO, Arlete Maria Monte; CABRAL, Maria da Conceição Rosa. (orgs.). Políticas educacionais no contexto da internacionalização. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p. 21-51.

MAUÉS, Olgaíses Cabral; ANDRADE, Antonia Costa. A internacionalização dos programas de pós-graduação em educação na região norte do Brasil: políticas, estratégias e ações. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 651-671, jul./set.2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/etd/v22n3/1676-2592-etd-22-03-651.pdf. Acesso em: 5 nov. 2023.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 93-112, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ypdMQYJxCLk9fBpgYdKdbLC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2023.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila, BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

NOMA, Amélia Kimiko; LIMA, Aparecida do Carmo. Reforma do Estado e da educação dos anos 1990. Roteiro, Joaçaba, v. 34, n. 2, p. 171-188, jul./dez. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3519/351961811004.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

NEVES, Maria do Socorro Simith; ANDRADE, Antonia Costa. A formação de professores nos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: o contexto da Amazônia Legal. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte; CAMARGO, Leila Maria; ANDRADE, Antonia Costa. A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. (orgs.). Curitiba: CRV, 2022. p. 55-72.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A nova regulação de forças no interior da escola: carreira, formação e avaliação docente. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 25-38, jan./abr. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19917. Acesso em: 18 nov. 2023.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Da promessa de futuro à suspensão do presente: a teoria do capital humano e o Pisa na educação brasileira. Petrópolis: Vozes, 2020.

OLIVEIRA, João Ferreira; MAUÉS, Olgaíses Cabral. A formação docente no Brasil: cenários de mudança, políticas e cenários em debate. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade.; VIEIRA, Lívia Fraga. Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012. p. 63-89.

PEREIRA, Jennifer Nascimento; EVANGELISTA, Olinda. Quando educa o educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n. 10, p. 65-90, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664/18804. Acesso em: 18 nov. 2023.

ROSA. Ana Claudia Ferreira; RODRIGUES, Glenda Carolina Meireles da Costa; ABREU, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante. O protagonismo dos organismos internacionais na definição de forma e conteúdo do currículo da formação docente. In: MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO, Arlete Maria Monte; CABRAL, Maria da Conceição Rosa. (orgs.). Políticas educacionais no contexto da internacionalização. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p. 53-86.

SAHLBERG, Pasi. How GERM is infecting schools around the world? [S.l], 2012. Disponível em: https://pasisahlberg.com/text-test/. Acesso em: 27 out. 2023.

SHIROMA, Eneida. Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Buenos Aires, v. 5, p. 1-22, 2020.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior e diversidade regional no Brasil - o privado (mercantil) como fator de desigualdade e exclusão. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Educação superior no Brasil e diversidade regional. Belém: EDUFPA, 2008. p. 15-45.

SOUZA, Vilma Aparecida. A política educacional dos anos 1990 no contexto da reforma do estado: ressignificação de conceitos e possibilidades. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 89-101, jul. 2005.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266074978_A_politica_educacional_dos_anos_1990_no_contexto_da_reforma_do_Estado_ressignificacao_de_conceitos_e_possibilidades. Acesso em: 18 nov. 2023.

VERGER, Antoni. A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 9-33, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12987. Acesso em: 18 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

ABREU, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Saldanha da; MORAES, Mary Ellen Costa. A internacionalização das políticas educacionais na formação docente: abordagens na produção da Pós-Graduação em Educação na Amazônia Legal. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 164–189, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024164. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25928. Acesso em: 21 nov. 2024.