Projetos de vida de estudantes universitários: percepções a partir das conversações internas, externas e expectativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024419

Palavras-chave:

ensino superior, projeto de vida, expectativas, conversas internas e externas, permanência

Resumo

Este estudo objetivou analisar, na perspectiva dos estudantes do Ensino Superior, a relação entre conversações internas, externas e expectativas iniciais para a consecução dos seus projetos de vida pessoais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em sala de aula pela via do protagonismo estudantil com estudantes ingressantes do curso superior de Engenharia Elétrica no ano de 2022. Aplicaram-se dois instrumentos de pesquisa “Projeto de vida” e “Quem somos nós?”, os quais foram desenvolvidos individualmente e discutidos coletivamente em dinâmica de roda de conversa. Os dados dos instrumentos foram cruzados e investigados a partir da análise de conteúdo por categorização. Os resultados indicam que a dimensão pessoal exerce papel mediador nos projetos de vida estudantis. Obter crescimento pessoal e felicidade são meios capazes de alcançar projetos outros nas dimensões acadêmica e profissional. O curso representa um projeto a ser concluído pela maioria dos estudantes e a aprendizagem é uma importante condição para a permanência, aliada à manutenção de boas expectativas e envolvimento com as atividades acadêmicas. As dimensões reflexivas mostraram-se mecanismos indutores da permanência, sendo as conversas internas mais frequentes na mediação e regulação das preocupações e tomada de decisões em relação aos projetos de vida.

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Biografia do Autor

Mara Cristina Ramos Quartezani, State University of Norte Fluminense

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Uenf. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré. Especialista em Gestão na Educação com habilitação em Administração, Supervisão e Orientação Escolar. Graduada em Licenciatura em Normal Superior, séries iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade Vale do Cricaré. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus São Mateus. Responsável pela orientação e supervisão pedagógica dos Curso de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Pós-Graduações do campus. Possui experiência como docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, atuando também na orientação, gestão, supervisão escolar, formação continuada de professores, implementação de projetos com a comunidade. Atua nas áreas de pesquisa: permanência e êxito na educação, Ensino Superior,  formação de professores, metodologias e práticas de ensino e aprendizagem.

Gerson Tavares do Carmo, State University of Norte Fluminense

Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desde 2011, lotado no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), credenciado nos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Sociologia Política. Bacharelado em Administração Pública na FGV-RJ, Licenciatura em Administração na Faculdade Plinio Leite, Mestrado em Cognição e Linguagem e Doutorado em Sociologia Política, ambos na UENF. Pós-Doutorado em Sociologia Pragmática na Universidade Nova de Lisboa. Professor de Fundamentos da Alfabetização I e II no Curso de Pedagogia UENF, Professor voluntário na disciplina optativa Política de Protagonismo Estudantil para costumes do estudar e do aprender no Curso de Administração Pública UENF. Coordenador da disciplina Prática de Ensino II/Currículo que integra o grupo de Disciplinas Pedagógicas do Consorcio UENF/Cecierj. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF). Principais áreas de atuação: Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA) e Ensino Superior Público. Principal tema de interesse: permanência na educação.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

QUARTEZANI, Mara Cristina Ramos; CARMO, Gerson Tavares do. Projetos de vida de estudantes universitários: percepções a partir das conversações internas, externas e expectativas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 419–451, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024419. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24476. Acesso em: 21 nov. 2024.