O ensino da Língua Portuguesa nas escolas primárias paulistanas no início do século XX
Resumo
Estudaram-se algumas das dificuldades no ensino da Língua Portuguesa nas escolas elementares públicas e privadas italianas existentes na cidade de São Paulo nos anos iniciais do século XX. Os programas de ensino sempre contemplaram a Língua Portuguesa, priorizando a leitura e a escrita. O grande número de alunos estrangeiros e filhos de estrangeiros comprometia o ensino da língua nacional. Existia ênfase na coesão linguística da população, visando à construção da identidade nacional. As fontes de pesquisa foram compostas por documentos do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Concluiu-se que a italianização do ensino era um risco à aprendizagem da Língua Portuguesa nas escolas elementares paulistanas.
Palavras-chave: Ensino primário – São Paulo; Língua Portuguesa – Estudo e Ensino; História da Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.