Pedagogia e caridade franciscanas na educação: Escola Paroquial étnica em Petrópolis no final do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821472020355

Resumo

Em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, no ano de 1896, os franciscanos criaram uma escola paroquial étnica para os filhos de antigos colonos alemães vindos décadas antes para o país, em 1843. Com uma pedagogia de base intuitiva, atuaram em prol de uma obra católica e caritativa de promoção social e religiosa de meninos pobres. Lutando contra os protestantes, a laicização republicana, o liberalismo político e outras expressões filosóficas e políticas na sociedade urbana, deram forma a sua atuação recebendo dos ricos e do Estado aporte financeiro para empreender, mas, sobretudo, adquirindo autonomia de ação com o estabelecimento de fontes próprias de mantença. Sua atividade estava em consonância com o neotomismo de Leão XIII e sua ideia de caridade expandida sobre o tema da instrução escolar. Revela a inexistência do direito social à educação, mas explicita a busca pela difusão da escola entre os mais pobres. A pesquisa baseia-se em informações jornalísticas, tomados os periódicos como fontes numa perspectiva da compreensão de um movimento social, a partir da colocação na esfera pública das questões institucionais. Os referenciais teóricos ligam-se a Carvalho (2015) e Marshall (1967) com a ideia de direito social, e a Ricoeur (2010), em sua filosofia da história.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Corrêa Martins, Professor Adjunto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO nas áreas de História e Filosofia da Educação. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora; especialista em Ciência da Religião, bacharel e licenciado em filosofia pela mesma universidade e Licenciado em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

MARTINS, Marco Aurélio Corrêa. Pedagogia e caridade franciscanas na educação: Escola Paroquial étnica em Petrópolis no final do século XIX. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 355–384, 2020. DOI: 10.5965/1984723821472020355. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17758. Acesso em: 23 nov. 2024.