ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA <em> TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE </em>

Auteurs

  • Roberto Rondon Universidade Federal da Paraíba

Résumé

Nesse texto procuramos reforçar o papel fundamental dos professores de filosofia como um daqueles que, mesmo enfrentando toda uma cultura desfavorável a essa atividade, podem preparar seus alunos para o ingresso no mundo da leitura dos "bons" livros dando a eles a oportunidade de construir sua subjetividade, conhecer outros universos de experiências e problematizar sua realidade explorando todas as suas possibilidades, desde que estejam dispostos e preparados para isso. Contrariando os discursos sobre o fim da leitura - e do leitor de livros - afirmamos a sua centralidade como prática de resistência cultural e política na contemporaneidade. Palavras-chave: Filosofia. Educação. Literatura. Letramento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Roberto Rondon, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação e professor da Universidade Federal da Paraíba.

Téléchargements

Publiée

2012-06-26

Comment citer

RONDON, Roberto. ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA <em> TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 73–87, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721. Acesso em: 22 nov. 2024.