Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil: um estudo a partir dos SIPEM
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723825592024185Mots-clés :
teoria histórico-cultural, educação matemática, formação de professores que ensinam matemáticaRésumé
O presente artigo tem como objetivo compreender o que revelam as pesquisas brasileiras, com base na Teoria Histórico-Cultural - THC, sobre formação de professores que ensinam matemática e foca nos trabalhos científicos publicados nos Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no Grupo de Trabalho 7, nos últimos dez anos (2014 a 2023). O recorte temporal de dez anos nos levou à revisão de literatura das edições do evento dos anos 2015, 2018 e 2021 que, no campo da Educação Matemática, em particular, pode contribuir com a sistematização de informações para que pesquisadores dialoguem com a crescente produção científica da área. No conjunto de 12 pesquisas analisadas, evidencia-se a importância do trabalho coletivo nos espaços de formação docente. Nesse espaço, as ações dos professores e futuros professores que ensinam matemática gradativamente passam a refletir uma mudança de sentido sobre a atividade pedagógica que vai se produzindo, coletivamente, tanto por meio da mudança de motivos dos participantes para participarem desses espaços, quanto de uma tomada de consciência acerca da estrutura da própria atividade docente. Tal processo, como demonstram as pesquisas analisadas, perpassa novos sentidos dos sujeitos acerca de elementos da organização do ensino da matemática e acerca do papel de elementos como o jogo, o problema e a própria concepção de avaliação.
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