A Educação Especial pelo viés do Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior: perspectivas a partir da mediação dos Núcleos Locais da Universidade Estadual de Goiás

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DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723825582024309

Mots-clés :

inclusão educacional, educação especial, núcleos locais

Résumé

Este artigo objetiva investigar a atuação dos núcleos locais de acessibilidade na promoção e garantia da Educação Especial através da oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE – na Universidade Estadual de Goiás – UEG. A questão que motivou o estudo e reverbera em sua problemática é: em que medida os Núcleos Locais da UEG oferecem possibilidades de oferta e garantia da Educação Especial via AEE? Para responder a essa inquietação, foi realizado um estudo teórico em autores, como: Alcoba (2008), Mantoan e Santos (2010), Siluk, Pozobon e Pavão (2014), Pereira e Chahini (2018), entre outros, associado a uma pesquisa exploratória na qual foram entrevistados o coordenador de núcleo, o psicólogo, o intérprete de Libras e o professor de apoio de dois núcleos locais da UEG, além de 06 (seis) professores regentes. Também foi realizada uma análise do regulamento desses dois núcleos. Os resultados revelam que os núcleos locais pesquisados desenvolvem um trabalho que indica o funcionamento do AEE, porém, precisam ser ampliados em suas infraestruturas, recursos pedagógicos, de acessibilidade e humanos, além de aperfeiçoados em alguns serviços que oferecem a fim de aprimorar a sua oferta.

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Carla Salomé Margarida de Souza, Université fédérale du minas gerais

Doutoranda em Educação: conhecimento e inclusão social pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Anápolis. Pedagoga. Especialista em Docência Universitária; em Educação para a Diversidade e Cidadania; em Libras; Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Docente titular da UEG/UnU- Inhumas e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

E-mail: c.salome@hotmail.com

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga pela UFG. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IEL/UEG/Anápolis) e no curso de Pedagogia da UEG/Campus Inhumas.

E-mail: marlenebfreis@hotmail.com  

 

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Publiée

2024-07-29

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SOUZA, Carla Salomé Margarida de; REIS, Marlene Barbosa de Freitas. A Educação Especial pelo viés do Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior: perspectivas a partir da mediação dos Núcleos Locais da Universidade Estadual de Goiás. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 309–332, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024309. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24218. Acesso em: 26 déc. 2024.