HISTÓRIA E ARQUITETURA ESCOLAR: a experiência dos regulamentos franceses e brasileiros para os edifícios escolares (1880-1910) <EM> HISTORY AND SCHOOL ARCHITECTURE: the experience of French and Brazilian regulations for school buildings (1880-1910) </EM>
Résumé
As décadas iniciais da III República Francesa (1870-1940) foram responsáveis por uma extraordinária e duradoura mudança no cenário educacional daquele país na luta contra o analfabetismo. A promulgação de novas leis, sob a égide de Jules Ferry, ministro da Instrução Pública (1879-1881), reorganizará o ensino primário francês, tornando-o gratuito, laico e, principalmente, obrigatório.No Brasil do início do século XX, quando a nação experienciava os primeiros resultados de uma década do regime republicano, também a instrução pública primária receberá novos contornos determinados pelas autoridades de ensino. Foi neste duplo cenário de profundas transformações político-educacionais desses países que uma questão em comum foi colocada aos seus dirigentes. Em qual espaço esta nova escola primária deveria residir e como deveriam ser construídos seus prédios de modo a respeitar as regras de uma moderna pedagogia necessária à educação de crianças. Para nos ajudar nas análises dos desdobramentos de tais questões, recorremos a um conjunto diversificado de fontes publicadas entre os anos de 1880 e 1910 composto por decretos, regimentos, circulares e instruções para a construção e localização de edifícios escolares nos dois países. Esse estudo visa perceber como a realidade brasileira, em especial aquela do estado de Minas Gerais, manteve aproximações com as políticas de construções de prédios escolares da França. Palavras-chave: História da Educação. Arquitetura Escolar. Cultura Material Escolar.Téléchargements
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