Concepção de alfabetização em documentos curriculares: comparação Brasil Argentina
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723823512022160Mots-clés :
alfabetização, documentos curriculares, leitura, escritaRésumé
A partir da abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, esta pesquisa objetivou analisar um documento curricular oficial argentino (“Diseño curricular para la escuela primaria”), com a finalidade de identificar as concepções de alfabetização subjacentes e comparar com as concepções presentes em documentos curriculares brasileiros e com a “Política Nacional de Alfabetização” (PNA), lançada pelo Ministério de Educação do Brasil em 2019. Foram realizadas análises documentais segundo pressupostos descritos por Bardin. Os dados brasileiros foram sistematizados a partir de estudo anterior realizado por Leal, Brandão, Almeida, Vieira (2013), no qual foram analisados 26 documentos curriculares de secretarias estaduais e de capitais brasileiras. As propostas foram classificadas em três categorias: 1 (alfabetização por imersão); 2 (alfabetização como aprendizagem do código alfabético); 3 (alfabetização na perspectiva do letramento). Predominavam, no Brasil, as tendências 1 e 3, que orientam um ensino em que a leitura e a produção de textos autênticos e integrais permeiam o processo de alfabetização. No documento argentino predominam termos que remetem à abordagem construtivista e defende-se a alfabetização em uma perspectiva de inserção nas práticas sociais de leitura e escrita e, ao mesmo tempo, o ensino das especificidades do SEA (categoria 3). Em contraste com as perspectivas dos documentos curriculares, a PNA está embasada em métodos sintéticos de alfabetização. Tal abordagem marca, portanto, uma retomada de concepções tradicionais de alfabetização focadas em modelos empiristas.
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Références
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