Um mapeamento de dificuldades na escrita de regularidades morfológico-gramaticais
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723823512022089Mots-clés :
ortografia, alfabetização; documentos curriculares; leitura; escrita., regularidades morfológico-gramaticaisRésumé
O presente estudo teve como objetivo identificar quais são as dificuldades mais recorrentes na escrita de palavras com as regularidades morfológico-gramaticais reveladas por um grupo de alunos de uma escola pública de Recife. A pesquisa foi de caráter quali-quantitativo e participaram dela 30 (trinta) alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, que escreveram 84 (oitenta e quatro) palavras em um ditado de frases lacunadas. Constatou-se que, mesmo depois de quatro ou cinco anos de ensino formal da escrita, muitas crianças continuavam apresentando diversas dificuldades na notação daquelas regularidades ortográficas.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Tarciana Pereira da Silva; SILVA, Sandra Cristina de Oliveira. O ensino de ortografia: a quantas anda o trabalho com esse objeto do conhecimento? In: EPENN, 22, 2014, Natal. Anais [Recurso eletrônico] Natal: UFRN, 2014, p. 1-17.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1, unidade 1. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARRAHER, Terezinha Nunes. Explorações sobre o desenvolvimento da competência em ortografia em português. Psicologia, teoria e pesquisa. Brasília, v. 1, n. 3, p. 269-285, Set./Dez., 1985.
CAVALCANTI, Renata Félix; SILVA, Silvania Maria Araújo da; MELO, Kátia Leal Reis de. Ensino de ortografia: concepção e prática docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2007.
GUIMARÃES, Gilda; ROAZZI, Antônio. A importância do significado na aquisição da escrita ortográfica. In: MORAIS, Artur Gomes de (org.). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 61-75.
ILARI, R. A linguística e o ensino da língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KEHDI, Valter. Morfemas do português. 3. ed. São Paulo: Ática, 1996. (Série Princípios)
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 13. ed. São Paulo: Ática, 1986.
MELO, Janaína Paz de. Alternativas didáticas para o ensino das regras ortográficas de tipo morfológico: um estudo em didática da língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFPE, Recife, 2001.
MELO, Kátia Leal Reis de. Refletindo sobre a ortografia na sala de aula. In: SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes; MELO, Kátia Leal Reis de (orgs.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 77-94.
MELO, Kátia Leal Reis de; REGO, Lúcia Lins Browne. Inovando o ensino da ortografia na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, [São Paulo], n.105, p. 110-134, nov. 1998.
MELO, Jéssica Albuquerque de; BARROS, Lays Cândido; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Ensino de ortografia no 2º ciclo do ensino fundamental: o que fazem os professores? 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) – UFPE, Recife, 2015.
MENEZES, Priscila Carla Silveira; CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. Ensinar/aprender ortografia: uma experiência na formação de professores. Revista Educação em Questão, Natal, v. 43, n. 29, p. 58-82, maio/ago. 2012.
MONTEIRO, Ana Márcia Luna. A aquisição de regras ortográficas de contexto na leitura e na escrita. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação ) – UFPE, Recife: 1995.
MORAIS, Artur Gomes de. Representaciones infantiles sobre la ortografia del portugués. 1995. Tesis doctoral (Doctorado em Psicologia) – Universidad de Barcelona, Barcelona, 1995.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia como objeto de reflexão: quando o ensino ajuda o aprendiz a explicitar seus conhecimentos sobre a norma. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21, set. 1999, Caxambu. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu: editora, 1999. [cdrom].
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012. (Como eu ensino)
MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetização e letramento na BNCC: problemas conceituais, lacunas e inadequações no que é prescrito para os dois anos iniciais do ensino fundamental. Debates em Educação, Maceió, v. 12, p. 01-16, 2020.
MORAIS, Artur Gomes de; BIRUEL, Aparecida. Como os professores das séries iniciais concebem e praticam o ensino e a aprendizagem da ortografia. In: ENDIPE, 9, 1998, Águas de Lindóia. Anais do 9º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindoia: 1998, vol. 1 [cdrom].
MOURA, Edilza de. Repensando o ensino e a aprendizagem da ortografia. 1999. Monografia (Especialização em Alfabetização de Pré a 4ª série) – UFPE, Recife, 1999.
MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da: SILVA, Kelly Cristina Atalaia da. Consciência morfológica e desenvolvimento ortográfico: um estudo exploratório. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora: UFJF, v. 1, n. 02, p. 86-92, jul./dez. 2007.
NUNES, Terezinha; BUARQUE, Lair; BRYANT, Peter. Dificuldades na aprendizagem da leitura: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1992.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Improving literacy by teaching morphemes. London: Routledge, 2006.
OLIVEIRA, Márcia Lisboa Costa de; MUNIZ, Valéria Campos. Conhecimento linguístico variacionista e metodologia do ensino de ortografia na formação de docentes para o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos. Revista Intercâmbio, São Paulo: LAEL/PUCSP, v. XXVIII, p. 183-207, 2014.
PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. O ensino da ortografia. In: SILVA, Alexsandro; PESSOA, Ana Cláudia e LIMA, Ana (orgs.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 153-165.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. 16. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2006.
QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de; LINS, Michelly Brandão; PEREIRA, Mirella de Andrade Lima Vasconcelos. Conhecimento morfossintático e ortografia em crianças do ensino fundamental. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 95-100, jan./abr. 2006.
REGO, Lúcia Lins Browne. O aprendizado da norma ortográfica. In: SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes; MELO, Kátia Leal Reis de (orgs.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
REGO, Lúcia Lins Browne; BUARQUE, Lair Levi. Consciência sintática, consciência fonológica e aquisição de regras ortográficas. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 199-217, 1997.
REGO, Lúcia Lins Browne; BUARQUE, Lair Levi. Algumas fontes de dificuldade na aprendizagem de regras ortográficas. In: MORAIS, Artur Gomes de (org.). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 21-41.
SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de. O livro didático de português e a reflexão sobre a norma ortográfica. In: SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes; MELO, Kátia Leal Reis de (orgs). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 125-141.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.