Educação 4.0 e neotecnicismo digital em tempos de pandemia

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DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824552023271

Mots-clés :

educação 4.0, reformadores empresariais, políticas educacionais, neotecnicismo digital

Résumé

O presente artigo busca investigar as relações entre a pandemia e o processo de precarização da educação pública. Tem como objetivos discutir os aspectos políticos e pedagógicos da inserção da Educação 4.0 enquanto parte da política educacional na pandemia, bem como apontar as contradições entre a negação do acesso ao direito à educação durante a pandemia com as perspectivas da Educação 4.0 como oportunidade de negócios para diversos setores do capital nesse período. Para isso, tomando como matriz de conhecimento o materialismo histórico-dialético, utilizou-se de pesquisa documental, explorando na legislação educacional, em especial, na pandemia, a constituição da agenda dos reformadores empresariais da educação, com a defesa da Educação 4.0 e o neotecnicismo digital, incorporada às orientações das políticas educacionais. Como resultados, identificou-se que a necessidade de reordenar o trabalho educacional em tempos de crise sanitária e do interesse empresarial das grandes corporações educacionais encontrou um ambiente favorável com a transferência dos recursos públicos da educação básica para a iniciativa privada, através de materiais didático-pedagógicos e da oferta de serviços por meio das plataformas digitais educacionais. O entusiasmo em torno da utilização das inovações tecnológicas, por intermédio das metodologias ativas, e o seu direcionamento no trabalho docente e na aprendizagem escolar, para além de dar respostas a uma situação emergencial, apontou suas contradições enquanto possibilidade de generalização dessas práticas e políticas para o período pós-pandemia.

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Vânia Pereira Moraes Lopes, Université fédérale de bahia

Mestre pela universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora com foco nas políticas Educacionais e valorização da carreira docente.

Edson do Espirito Santo Filho, Université fédérale de bahia

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor auxiliar a da Universidade Estadual de Feira de Santana e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Jacob Alfredo Iora, Université fédérale de bahia

Professor de Educação Física, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador nas áreas de atletismo, epsicologia histórico cultural e políticas educacionais.

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Publiée

2023-07-25

Comment citer

LOPES, Vânia Pereira Moraes; ESPIRITO SANTO FILHO, Edson do; IORA, Jacob Alfredo. Educação 4.0 e neotecnicismo digital em tempos de pandemia. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 271–293, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023271. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21178. Acesso em: 22 nov. 2024.