Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalar
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723820442019257Résumé
A Educação Popular em ambiente hospitalar é o tema tratado neste estudo, que aplica o conceito freiriano do diálogo e o articula com outros dois conceitos, o da corporeidade e o do corpo consciente. Objetiva analisar o processo de compartilhamento de saberes culturais, construção de novos saberes e a busca do ser mais, no pensamento freiriano. Para isso, realiza pesquisa intervenção e, como procedimento metodológico, aplica a técnica da abordagem da ação crítica, que valoriza a relação dialógica e tematiza as ações significativas para os sujeitos envolvidos. Resulta em vivências geradas pela demanda do grupo com novas aprendizagens socioafetivas que promovem conhecimento de si e tomada de consciência das condições de vida de uma mãe em ambiente hospitalar. Conclui que o conhecimento de si pode ocorrer em práticas educativas que fazem dos sujeitos os protagonistas da própria vida, em família e na sociedade.
Palavras-chave: Educação popular. Corporeidade. Pacientes hospitalizados – Cuidado e tratamento.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.