Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal

Auteurs

  • Claudiomiro da Silva
  • Nadir Zago

Résumé

O presente artigo é resultado de uma pesquisa, finalizada em 2017, sobre Classes de aceleração. Tem como eixo central a implantação da Aceleração da Aprendizagem, como política educacional em âmbito nacional e seus desdobramentos em uma escola pública da rede municipal do ensino fundamental, no Oeste de Santa Catarina. A pesquisa realizada contou com observações, análise de documentos e entrevistas com professores e alunos da Classe de aceleração, ano de 2016. O artigo trata das principais ações educativas e mudanças que foram sendo realizadas desde a implantação desta classe na escola pesquisada e, particularmente, a realidade dos alunos, considerando como vivenciaram a experiência na classe e na escola. Finalizamos com uma reflexão sobre a política de Aceleração da Aprendizagem que separa os alunos em situação de discrepância idade-série, reforçando diferentes formas de preconceito e discriminação que, dissimuladamente, vão se perpetuando nos ambientes escolares. Entre os autores pesquisados, citamos Mainardes (2007); Poli (2003) e Bourdieu (1992, 2012).

Palavras-chave: Classe de Aceleração. Reprodução Escolar. Preconceito na Escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Claudiomiro da Silva

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Professor licenciado em História da rede municipal de Educação de São Lourenço do Oeste – SC. claudiomiro07@hotmail.com Travessa Adão Janceski Filho, 1010. Centro, São Lourenço do Oeste - SC. CEP 89990-000. Tel. (49) 999156306 e 33441774.

Nadir Zago

Doutora em Educação. Professora aposentada da UFSC. Professora do Programa de pós-graduação em educação/Unochapecó. nadirzago@uol.com.br Av Prof. Othon Gama D’Eça 809 apto 904. CEP 88015-240. Florianópolis – SC

Tel: (48) 999804338 e (48) 3223-4794

Téléchargements

Publiée

2019-02-27

Comment citer

DA SILVA, Claudiomiro; ZAGO, Nadir. Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 217–237, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019217. Acesso em: 22 déc. 2024.