Estudo do processo gráfico educativo e estético de crianças na periferia urbana de Marabá/PA

Auteurs

  • Alexandre Silva dos Santos Filho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Résumé

Abrange os campos da educação, filosofia da arte e sociologia, com reflexão dirigida à educação em ambiente periférico. Tem com objetivo estudar o processo educativo estético da criança que de algum modo envolve-se com a violência no âmbito doméstico, escolar e/ou da periferia urbana na cidade de Marabá. Para tanto, reúnem-se autores de bases epistemológicas distintas como Hokheimer e Adorno (1985), Schiller (2002), Brandão (2007) e Lowenfeld (1977), Arheim (1980), Gombrich (1986), cuja intenção é propor, a partir da metodologia rizomática, uma consistência do conjunto das linhas de conhecimentos diversos, delineados para explicar a experiência de se mover por territórios de conhecimentos em incessantes descobertas; assim, cria-se uma rede de significações com base em um sistema acêntrico, envolvendo diferentes áreas epistemológicas, já que o problema é complexo e multidimensional. Resulta uma rede de conhecimentos, tais como: valorização da criança de periferia como produtora de uma cultura mediada pelo processo educativo nessa territorialidade; conceitos diversos de criança e infância; visibilização da arte infantil a partir de reflexão dos impactos empreendidos pelo nó de violência que a periferia condiciona; conhecimento do repertório cultural a partir da relação da criança com a ambiência e comunidade em que vive.      

Palavras-chave: Criança de Periferia. Processo Educativo na Periferia. Violência Infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Alexandre Silva dos Santos Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Arquitetura, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea e Doutor em Educação. Pós Doutorado em Artes Visuais. Coordena o Nucleo de Arte Educação e o Curso de Artes Visuais. É artista plástico, arte educação e pesquisador em ludicidade humana.

Téléchargements

Publiée

2018-05-16

Comment citer

DOS SANTOS FILHO, Alexandre Silva. Estudo do processo gráfico educativo e estético de crianças na periferia urbana de Marabá/PA. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 360–393, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018360. Acesso em: 22 déc. 2024.