Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados

Auteurs

Résumé

A documentação pedagógica não se confunde com mero registro de práticas e, nem tampouco, representa ‘adereço’ que se encaixe em qualquer gramática pedagógica e em qualquer perspectiva curricular de educação infantil. Essas são as defesas essenciais trazidas no presente artigo que recorre a um acumulado de reflexões que vêm sendo construídas dentro deste campo e que elucidam aspectos conceituais que fundamentam a documentação pedagógica como um empreendimento investigativo, assentadas nos preceitos da educação democrática e implicadas com a qualidade das experiências de aprendizagem das crianças e dos demais atores educacionais. Compreendemos também que a estratégia da documentação pedagógica se alinha à família das pedagogias participativas e contribui em tornar visível uma determinada imagem de criança, de professor e de escola.

Palavras-chave: Documentação Pedagógica. Observação. Registro. Pedagogias Participativas.  Educação Infantil.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mônica Appezzato Pinazza, FEUSP


Paulo Sergio Fochi, Universidade de São Paulo - USP Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutorando em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP), Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS), Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga / Portugal) e Membro do Special Interest Group - SIG Birth to Three (European Early Childhood Education Research Association - EECERA). Coordena o OBECI - Observatório da Cultura Infantil. Trabalhou como Supervisor do projeto de Assessoramento técnico-pedagógico do MEC/UFRGS a 165 municípios do RS que aderiram ao Proinfância e foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças. É também autor do blog Catadores da Cultura Infantil e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês e Formação em Contexto.

Téléchargements

Publiée

2018-05-16

Comment citer

PINAZZA, Mônica Appezzato; FOCHI, Paulo Sergio. Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 184–199, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018184. Acesso em: 22 déc. 2024.