A Babel do Tempo: Regimes de Historicidade e a história ensinada no universo virtual

Auteurs

  • Sônia Meneses Universidade Regional do Cariri
  • Egberto Melo

Résumé

Este artigo pretende discutir a produção didática da história em sites educacionais, nesse sentido, é uma reflexão sobre um tipo de histórica pública e sua influência na distribuição de conteúdos históricos em nossos dias. Ao mergulharmos nessas páginas, devemos nos preparar para lidarmos como muitas “brechas” no tempo, conforme menciona Hartog. Pode-se dizer que nos deparamos com diferentes regimes de historicidade que se intercruzam a partir do olhar de quem elabora os conteúdos. Assim, a intenção é investigar formas de pensamentos históricos e quebras de sentido que, muitas vezes, tornam esses espaços verdadeiras bricolagens conceituais.

Palavras-chave: Regimes de Historicidade. Internet. História Pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sônia Meneses, Universidade Regional do Cariri

Docente, Universidade Regional do Cariri-URCA

Docentes do Programa Prof.História e Colaboradora Mestrado em História da URCE/MAHIS

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense-UFF, Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Desenvolve pesquisas que investigam as relações entre história e mídia, tempo presente Teoria da História, História e Memória e Ensino de História Na universidade atua, sobretudo, na área de teoria da história e história cultural, pesquisas com interesse no tempo presente, história e mídia, história política e ensino. 

 

Téléchargements

Publiée

2017-07-21

Comment citer

MENESES, Sônia; MELO, Egberto. A Babel do Tempo: Regimes de Historicidade e a história ensinada no universo virtual. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 154–178, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017154. Acesso em: 22 déc. 2024.