Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos

Auteurs

  • Daniela Segabinazi Daniela Segabinazi (UFPB)

Résumé

A escola que objetiva a formação do leitor literário deve ter como princípio o ensino de literatura, especialmente, através de leituras prazerosas em que o aluno sinta-se motivado a ler. A leitura prazerosa não exclui o processo de aquisição do conhecimento, pelo contrário, o leitor é estimulado à curiosidade e absorve novas informações, construindo assim novos conhecimentos. É importante que a escola priorize a diversidade e a qualidade do material que as crianças vão utilizar e que as metodologias adotadas pelos professores mediadores do conhecimento da leitura literária sejam variadas e propositivas ao pensamento, à imaginação e à criatividade. Neste caso, a literatura infantil oferece ao leitor a diversidade cultural, social e estética que ele, possivelmente, ainda não conhece, ampliando seu horizonte no encontro com o universo da ficção, da fantasia, do imaginário e de sua própria identidade, cercado de informações e características de uma determinada cultura. Sendo assim, abordamos nesse artigo questões a respeito da leitura literária nos anos iniciais, do ensino fundamental, a partir da perspectiva da educação literária, da alfabetização e do letramento literário, tendo como centro a leitura de livros de imagens ou livros de ilustração. O objetivo é apresentar discussões a respeito da formação do leitor e a presença da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, bem como mostrar a importância dos livros de imagens/ilustração na sala de aula dos anos iniciais e suas possíveis abordagens teórico-metodológicas.

Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil. Leitura. Livros de Imagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniela Segabinazi, Daniela Segabinazi (UFPB)

Tem experiência na área de Educação e Letras. Professora na UFPB

Téléchargements

Publiée

2017-07-21

Comment citer

SEGABINAZI, Daniela. Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 22–45, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017022. Acesso em: 22 déc. 2024.