Projeto Escola Cidade: o trabalho de enquadramento da memória nas práticas de militarização da infância (1931 – 1933)

Auteurs

  • Mariza da Gama Leite de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Résumé

 

Este estudo tem como foco a história do Instituto Ferreira Vianna no período de 1931 a 1933, quando foi implantado o projeto Escola Cidade na instituição. Há dois documentos que servem de fonte para a análise: um relatório do diretor da instituição à época, José Piragibe, para a Diretoria de Instrução Pública, e um livro de registro de ocorrências das inspetoras de disciplina, que revela os constrangimentos e rejeições pelos quais passaram os alunos dos diversos departamentos criados pelo projeto. As reflexões aqui levantadas permitem pensar sobre a elaboração do projeto civilizador republicano no interior da escola, que se refletiu nas práticas escolares voltadas para a militarização da infância, e nas experiências não reveladas pelos relatórios oficiais, buscando compreender como os sujeitos agem e pensam dentro de determinadas condições.

Palavras‐chave: Escola Técnica Estadual Ferreira Vianna (Rio de Janeiro, RJ); Infância; História; Educação (Rio de Janeiro, 1931 – 1933).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mariza da Gama Leite de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela UFRJ; integra o grupo de pesquisa "Centro de Memória Ferreira Vianna: documentação, ensino e infância trabalhadora (1888 - 1942)", coordenado pela prof. Dra. Irma Rizzini. Professora substituta na Licenciatura em Pedagogia da UERJ.

Téléchargements

Publiée

2015-07-31

Comment citer

OLIVEIRA, Mariza da Gama Leite de. Projeto Escola Cidade: o trabalho de enquadramento da memória nas práticas de militarização da infância (1931 – 1933). Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 246–275, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015246. Acesso em: 22 nov. 2024.