Ecolas reunidas: a expansão da escola graduada em Mato Grosso

Auteurs

  • Elton Castro Rodrigues dos Santos universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Vera Teresa Valdemarin

Résumé

No período republicano, os grupos escolares, conhecidos também como escolas graduadas, foram responsáveis por disseminar uma nova organização da instrução primária, com inúmeras salas de aulas e professores, além da distribuição dos alunos por série. Contudo, essa modalidade escolar não foi à única, deste período, a adotar o modelo de graduação, havia outra instituição educacional, considerada intermediaria, entre o Grupo Escolar e a escola isolada, de baixo custo, que difundiu-se também como escola graduada, as Escolas Reunidas. Na busca de contribuir com estudo sobre a historia da escola primaria brasileira, esta pesquisa possui o objetivo de esclarecer fatos inerentes à expansão das Escolas Reunidas em Mato Grosso, bem como sua relevância no cenário educacional do estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Elton Castro Rodrigues dos Santos, universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Especialização em Educação Infantil (2011) e Educação Racial (2012) UFMT. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM), do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, professor substituto do Departamento de Ensino e Organização Escolar DEOE, da disciplina Organização e Funcionamento da Educação Básica OFEB. Áreas de interesses: História da Educação e Educação Primária.

Téléchargements

Publiée

2015-07-31

Comment citer

RODRIGUES DOS SANTOS, Elton Castro; VALDEMARIN, Vera Teresa. Ecolas reunidas: a expansão da escola graduada em Mato Grosso. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 230–245, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015230. Acesso em: 22 nov. 2024.