Práticas de assistência à infância no Brasil: uma abordagem histórica <em>DOI: 10.5965/198472381426201376</em>
Résumé
O texto apresenta alguns resultados parciais de duas pesquisas que se vinculam por um tema comum: a assistência à infância. Partindo dessas investigações, o texto objetiva analisar os deslocamentos históricos ocorridos nas práticas de assistência à infância no Brasil e compreender a forma como tais práticas operam sobre a população infantil. Utilizando como ferramenta teórico-metodológica a noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault, o texto é desenvolvido em quatro seções. A primeira, trata do entendimento de história que acompanhará este trabalho, mostrando que, ao olhar tanto para a emergência do sentimento de infância quanto para o surgimento de práticas de assistência às crianças, não buscamos uma origem ou um ponto embrionário de onde tudo possa ter evoluído. A segunda seção busca entender como, a partir do processo de visibilidade da infância que se engendra com a Modernidade, as crianças passam a ser alvo de tecnologias de poder. A terceira e a quarta abordam os deslocamentos ocorridos nas práticas de assistência à infância ao longo da história. Estas seções procuram mostrar essas práticas se constituem a partir de determinados regimes de verdade instituídos em cada período histórico estudado. Por fim, na última seção, apresentamos algumas possibilidades de continuidade do estudo a partir de problematizações que nos são colocadas frente ao contexto contemporâneo.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.