Contribuições da Pedagogia da Infância para a articulação entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental <em>DOI: 10.5965/1984723814262013265</em>
Résumé
Este trabalho discute a importância da articulação entre a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos resultados de pesquisas realizadas no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE - na Universidade Federal do Rio Grande - FURG - desde 2006. Com o propósito de compreender como é organizado o trabalho pedagógico na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma investigação junto às supervisoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (RS). Os dados apresentados evidenciam que a Educação Infantil é por elas concebida como preparatória para o 1º ano quando as turmas de pré-escola estão inseridas em escolas de Ensino Fundamental, ou voltadas para o lúdico e a socialização, quando se trata de escolas municipais de Educação Infantil. Em relação ao 1º ano, a preocupação é centrada na alfabetização, embora as supervisoras destaquem que há dois anos para as crianças se alfabetizarem. O campo de estudos da Pedagogia da Infância é apresentado ao longo do texto como possibilidade para refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que se compreende a educação das crianças de 0 a 12 anos como uma continuidade. Por fim, discutimos sobre a importância da formação inicial e continuada de professores, pois assumir a perspectiva da Pedagogia da Infância surge como possibilidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas duas primeiras etapas da Educação Básica como recurso de sua articulação.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.