Reflexões sobre o Primeiro Ano de Escolarização no Contexto Brasileiro e Português <br> Reflections on the First Year of Education in Brazilian and in Portuguese Context
Résumé
Apresentamos nesse artigo algumas reflexões sobre a formação de professoras do primeiro ano de escolarização. Tais reflexões se inserem no contexto de nossa pesquisa no Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil e no processo de Estágio de Doutoramento realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal. Na condição de pesquisadora, entrevistamos, observamos e registramos o encaminhamento metodológico de três professoras: duas em Joinville/Santa Catarina/Brasil e uma em Vila das Aves/Porto/Portugal. As escolhas que fazem em seus encaminhamentos teórico-metodológicos não são aleatórias e constituem indícios que nos revelam facetas de sua formação.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Escolhas teórico-metodológicas. Escrita e leitura.
ABSTRACT: Some reflections on the teacher education of the first educational year are presented. Such reflections are inserted in the context of our research about the Doctorship in Education by the Federal University of Santa Catarina, Brazil and in the process of Doctorate training made at the College of Psychology and Sciences of Education of the University of Porto, Portugal. As a researcher, I have interviewed, observed, and registered the methodological guidance of three teachers: two in Joinville, Santa Catarina, Brazil and one in Vila das Aves, Porto, Portugal. The choices made by them in their theoretical-methodological guidance are not at random and consist of indications that reveal facets of their education.
KEYWORDS: Teacher Education. Theoretical-methodological choices. Writing and reading.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.