As escolas isoladas de Florianópolis no contexto da regulamentação do ensino primário (1946-1956)<em>Florianópolis’ isolated schools in the context of the legislation of elementary education (1946-1956) </em>

Auteurs

  • ANGELA BEIRITH E. B. M. BEATRIZ DE SOUZA BRITO - FLORIANÓPOLIS

Résumé

Este artigo trata das Escolas Isoladas de Florianópolis no contexto da regulamentação do ensino primário ocorrida no Estado de Santa Catarina a partir de 1946. Com base em documentos oficiais e em depoimentos de ex-professores, procuramos descrever o modo como se caracterizavam essas escolas e discutimos as possíveis razões da sobrevivência desse tipo de estabelecimento de ensino em meio à difusão dos Grupos Escolares, símbolos da modernidade pedagógica pretendida pela República.
Palavras-Chave: Escola Isolada. Regulamentação do Ensino.

 

Abstract
This article deals with Isolated Schools of Florianópolis in the context of the legislation of elementary schools that took place in the State of Santa Catarina - Brazil from 1946 on. Based on official documents and testimonies of former teachers, we describe how these schools were characterized and discuss the possible reasons for the survival of this type of educational establishment amid the dissemination of School Groups, symbols of modern pedagogy sought by the Republic.
Keywords: Isolated School. Legislation of Education.

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Biographie de l'auteur

ANGELA BEIRITH, E. B. M. BEATRIZ DE SOUZA BRITO - FLORIANÓPOLIS

Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação de Florianópolis - Mestranda em Educação junto ao PPGE/UDESC.

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Publiée

2009-11-25

Comment citer

BEIRITH, ANGELA. As escolas isoladas de Florianópolis no contexto da regulamentação do ensino primário (1946-1956)<em>Florianópolis’ isolated schools in the context of the legislation of elementary education (1946-1956) </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 156–168, 2009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1415. Acesso em: 1 juill. 2024.