Modelando a Infância: a influência dos colégios jesuítas e das escolas de caridade na institucionalização da didática <br><br /><font size="-1"> Modeling Childhood: jesuits and charity schools influence in the institutionalization of didactics</font><br />
Résumé
Desde o século XVI os Colégios Jesuítas e as Escolas de Caridade exerceram influência na institucionalização da didática, da disciplina, do método, do currículo escolar e também na visão homogeneizadora da infância. O presente artigo sugere que os educadores conheçam a gênese da escolarização para que identifiquem a função que esses modelos escolares exercem no universo educacional e, em conseqüência, ressignifiquem constantemente suas concepções.
Palavras-Chave: Didática. Escolarização. Disciplina.
Abstract: Since the 16th century, the Jesuits schools and the Charity Schools have influenced the institutionalization of the didacticism, of the discipline, of the method, of the school curriculum and also in a vision homogenized of childhood. The present article suggests that the educators become acquainted with the genesis of education, so that they can identify their function in the educational universe and, in consequence, constantly resignify its conceptions.
Keywords: Didactics. Education. Discipline.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.