O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação <br> The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
Résumé
Discorre sobre as características da abordagem de análise denominada Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e sua articulação conceitual com a Teoria das Representações Coletivas (TRC) formulada por Emile Durkheim e com a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici. Explicita as condições de seu emprego em estudos de Ciências Humanas em ambientes nos quais se desenvolve a comunicação humana. Por fim, apresenta os procedimentos empregados em dois estudos desenvolvidos sobre as representações de leitura e formação de leitores.
Palavras-chave: Representações sociais. Representações coletivas. Discurso do Sujeito Coletivo. Representação de leitura. Atuação do bibliotecário escolar.
Abstract: It talks about the characteristics of analysis approach called Collective Subject Speech and its conceptual relation to the Collective Representations Theory constructed by Emile Durkheim and to the Social Representations Theory constructed by Serge Moscovici. It explains the conditions of its usage in studies of Human Science in environment in which human communication is developed. Finally, it shows the procedures used in two studies developed on the representations of reading and readers education.
Keywords: Social representation. Collective representation. Collective Subject Speech. Reading Representation. School librarian action.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.