Metodología para la enseñanza-aprendizaje de los textos dramáticos en el nivel superior<br>Metodologia para o ensino-aprendizagem dos textos dramáticos em nível superior
Résumé
Sustentada en el enfoque histórico cultural de la psicología y la pedagogía, en la teoría dramática y en la Metodología de la Enseñanza del Español-Literatura, se elabora una metodología para la enseñanza-aprendizaje de los textos dramáticos, que se compone de dos partes. La primera es un cuerpo conceptual, donde se modela teóricamente el objeto de estudio, jerarquizando el método (estructural-semiótico) como categoría rectora de la metodología, a la vez que se establece la concatenación sistémica de dicha categoría con los objetivos, contenidos, evaluación, organización del proceso, y los medios y procedimientos de la enseñanza de la dramática en la formación de profesionales del área de humanidades. La segunda parte es el cuerpo instrumental de la metodología, en el que se realiza la operacionalización del sistema teórico anterior, para su implementación en la enseñanza. Por razones de espacio, en el presente trabajo se expone la segunda parte de la metodología, tratando de integrar los componentes de la primera. Dicha metodología ha sido validada en la práctica del aula y se ha probado su utilidad como contribución esencial al perfeccionamiento del proceso de enseñanza-aprendizaje de los textos dramáticos en el nivel universitario.
PALABRAS CLAVES: Metodología. Enseñanza-aprendizaje. Formación de profesor
O presente artigo apresenta a elaboração de uma metodologia para o ensino-aprendizagem dos textos dramáticos. A mesma se sustenta em uma abordagem histórico cultural da psicologia e da pedagogia, na teoria dramática e na metodologia do Ensino do Espanhol-Literatura. Esta metodologia se compõe em duas partes: na primeira se realiza um marco conceitual no qual se modela teoricamente o objeto de estudo, hierarquizando o método (estrutural-semiótico) como categoria principal da metodologia, ao mesmo tempo em que estabelece a concatenação sistêmica de dita categoria com os objetivos, conteúdos, avaliação, organização do processo e os meios e procedimentos do ensino da dramática na formação de profissionais da área humana. A segunda se apresenta o marco instrumental da metodologia no qual se realiza a operacionalização do sistema teórico anterior para ser implementado no ensino. Por razões de espaço, neste trabalho se expõe a segunda parte da metodologia, tentando integrar os componentes da primeira. Dita metodologia tem sido avaliada na sala de aula e comprovada sua utilidade como contribuição essencial para o progresso do ensino-aprendizagem dos textos dramáticos em nível universitário.
PALAVRAS-CHAVE: Metodologia. Ensino-aprendizagem. Formação de professor
This article presents the elaboration of a methodology for teaching-learning of dramatic texts. It is based on an historical-cultural approach to the psychology of pedagogy, on dramatic theory and on a methodology for teaching Spanish Literature. This methodology is composed of two parts: the first establishes a conceptual framework for the object of study as well as an hierarchy for the structural-semiotic method which is the principal category of the methodology. At the same time, it establishes the systematic concatenation of this category with the objectives, contents, evaluation, organization of the process and the means and procedures of drama education in the training of professionals in the humanities. The second part of the methodology presents the instrumental framework in which is realized the operationalization of the theoretical system before it is implemented in teaching. For reasons of space, this work presents the second portion of the methodology, and attempts to integrate the components of the first. This methodology has been evaluated in classroom experiences and has proved its usefulness as an essential contribution to the progress of teaching-learning of the dramatic texts at a university level.
KEY WORDS: Methodology. Teaching-learning. Teacher training
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.