UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) <EM> A HEALTHY PATRIOTISM </EM>
Resumen
O presente artigo faz parte do Projeto “Protocolos de Civilidade – um estudo sobre a Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX)”. As Séries Graduadas de Leitura foram muito utilizadas no Brasil a partir dos inícios do século XX até 1970. Entre 1953/1956, o professor Manuel Bergströen Lourenço Filho (1897-1970), um dos proponentes do Movimento Escola Nova publicou, pela Editora Melhoramentos (SP), a Série de Leitura Graduada Pedrinho, em quatro volumes para uso nas escolas primárias brasileiras. Este texto discute as lições de história neste material e a intenção de disseminar, por meio destas, um padrão de patriotismo são. Por meio da problematização de manuais escolares que circularam em nível nacional analisa-se a difusão de conhecimentos gerais e enciclopédicos e de valores e preceitos morais de um bom cidadão através de livros de leitura com um forte caráter lúdico e psicológico. A atuação de Lourenço Filho como autor da série e intelectual brasileiro do período é vista como meio de promoção de um sentimento de pertencimento à nação brasileira através das lições de história e dos personagens biografados presentes nos livros estudados. Por meio destas, o autor se esforça em conferir aos vultos históricos exemplaridade, aproximando-se assim do universo do leitor e conformando seus escritos a um ideal de formação do cidadão e da nacionalidade característico do período republicano. Palavras-chave: Série de leitura Graduada. Manuais escolares. Lições de História. Patriotismo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.