Os professores de Educação Física e a conjuntura estabelecida na rede escolar de ensino do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723820442019203Resumen
Para que possamos entender as realidades vividas pelos professores de Educação Física na educação básica, se faz necessário possibilitarmos que esses sujeitos possam se expressar. As vozes ecoadas podem retratar para além dos problemas vivenciados diariamente, apresentar algumas possibilidades didático-pedagógicas adotadas diante das situações imperfeitas. A questão-problema elaborada foi: em que contexto está inserida a Educação Física como componente curricular nas unidades escolares do Mato Grosso? O objetivo geral foi analisar o contexto escolar dos professores de Educação Física a partir da realidade apontada pelos docentes em exercício. A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva qualitativa. Os sujeitos do estudo foram 21 professores de Educação Física que se encontravam em exercício na rede pública do Estado do Mato Grosso. A coleta de dados se deu por meio do questionário e, a análise dos dados pelos eixos temáticos a partir dos procedimentos adotados por Rinaldi (2009, p.14). Os principais resultados apontaram que além do espaço físico ausente ou inadequado, e da escassez de materiais pedagógicos para as vivências, que a aversão dos alunos frente aos conteúdos propostos pelos professores e a indisciplina dificultam o processo ensino aprendizagem. Para o enfrentamento da realidade vivida os professores utilizam a criatividade, as adaptações de materiais e espaços e a construção de materiais alternativos. Dessa forma, se faz urgente e necessário que os professores de Educação Física demarquem seus territórios nas unidades escolares, a partir da superação das dificuldades instaladas e do compromisso profissional que transcende o dar aulas.
Palavras-chave: Professores de educação física. Escolas. Mato Grosso.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.