O devir-criança, a Polaridade mulher-homem e a Cultura da Paz na formação de educadores/as no contexto da diversidade

Autores/as

  • Jacques Henri Maurice Gauthier Ministere de Leducation Nationale

Resumen

Na prática pedagógica, enfrentamos o desafio de resistir à padronização consumista das crianças e adolescentes no contexto do Capitalismo Mundial Integrado. Isso pede para assumirmos prioritariamente e com lucidez o devir-criança e o devir-mulher, teorizados por Deleuze e Guattari: o primeiro é referido à figura grega de Dionísio, filosoficamente elaborada por Nietzsche; o segundo, aos problemas levantados pela teoria queer, assim como, à questão das polaridades masculina e feminina, diferentemente pensadas em culturas tradicionais. De maneira mais radical, no contexto brasileiro e numa perspectiva descolonizadora, o autor se refere a pesquisas sociopoéticas detalhadas que mostram o que são o devir-negro(a) e o devir-índio(a) de educadores(as). A chave da sua formação é o devir-vacuidade, portal para a interculturalidade crítica e a transculturalidade. Na prática pedagógica, enfrentamos o desafio de resistir à padronização consumista das crianças e adolescentes no contexto do Capitalismo Mundial Integrado. Isso pede para assumirmos prioritariamente e com lucidez o devir-criança e o devir-mulher, teorizados por Deleuze e Guattari: o primeiro é referido à figura grega de Dionísio, filosoficamente elaborada por Nietzsche; o segundo, aos problemas levantados pela teoria queer, assim como, à questão das polaridades masculina e feminina, diferentemente pensadas em culturas tradicionais. De maneira mais radical, no contexto brasileiro e numa perspectiva descolonizadora, o autor se refere a pesquisas sociopoéticas detalhadas que mostram o que são o devir-negro(a) e o devir-índio(a) de educadores(as). A chave da sua formação é o devir-vacuidade, portal para a interculturalidade crítica e a transculturalidade. 

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Esquizoanálise. Sociopoética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacques Henri Maurice Gauthier, Ministere de Leducation Nationale

Graduado em Filosofia (1971) com mestrado em Filosofia (1978), mestrado em Lingüística (1982), mestrado em Ciências Políticas (1988) e doutorado em Ciências da Educação (1993). Professor titular - Ministere de Leducation Nationale (França). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia da Educação e pesquisa inter e transcultural. Criador da Sociopoética, atua principalmente nos seguintes temas: epistemologia e metodologia da pesquisa, interculturalidade, filosofia da pesquisa, análise institucional e esquizo-análise, sociopoética e articulação entre transculturalidade, descolonização e espiritualidade.

Publicado

2018-02-20

Cómo citar

GAUTHIER, Jacques Henri Maurice. O devir-criança, a Polaridade mulher-homem e a Cultura da Paz na formação de educadores/as no contexto da diversidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 146–166, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018146. Acesso em: 30 jun. 2024.