A formação de professores primários rurais no estado de São Paulo (1930 – 1971)

Autores/as

  • Rosa Fátima Souza Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília

Resumen

O texto reconstitui aspectos da história da formação de professores primários para escolas rurais no estado de São Paulo, assinalando a particularidade dessa formação caracterizada pela ênfase nos cursos de especialização e pelo insucesso na instalação das escolas normais rurais. O estudo analisa as propostas e iniciativas do renomado educador ruralista Sud Mennucci para a criação das escolas normais rurais no estado de São Paulo, a normatização que priorizou os cursos de especialização para professores primários rurais e a tardia implantação da Escola Normal Rural, em Piracicaba - SP, em 1956.

Palavras-chave: Formação de Professores para Escolas Rurais. Escola Normal Rural. Educação –São Paulo – História. Educação Rural – São Paulo.

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Biografía del autor/a

Rosa Fátima Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília

Professora titular do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília

Publicado

2017-07-21

Cómo citar

SOUZA, Rosa Fátima. A formação de professores primários rurais no estado de São Paulo (1930 – 1971). Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 179–209, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017179. Acesso em: 22 dic. 2024.