Memórias na sala de aula: análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário

Autores/as

  • Ana Caroline de Almeida Doutoranda em Educação pela UFPE
  • Hércules Tôledo Côrrea Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

O artigo tem por objetivo apresentar e analisar um trabalho de letramento literário, de leitura e produção textual, realizado com alunos do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de São João del Rei, em Minas Gerais. Subsidiaram teoricamente a pesquisa estudos sobre a leitura e o letramento literários desenvolvidos nas últimas décadas, bem como sobre a produção textual na escola. A prática analisada mostra que foi feito um trabalho produtivo e eficaz com o livro de relatos de memória Histórias de avô e avó, de Arthur Nestrovski, mas que poderia ter avançado mais caso não houvesse certas limitações de formação e circunstâncias do trabalho docente.

Palavras-chave: Leitura – estudo e ensino. Letramento. Letramento literário. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Caroline de Almeida, Doutoranda em Educação pela UFPE

Tem experiência na área de Educação e Letras. Doutoranda em Educação pela UFPE

Hércules Tôledo Côrrea, Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto

Publicado

2017-07-21

Cómo citar

DE ALMEIDA, Ana Caroline; CÔRREA, Hércules Tôledo. Memórias na sala de aula: análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 108–130, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017108. Acesso em: 22 dic. 2024.