Horizontes pedagógicos e pianísticos nas escritas autobiográficas de Magda Tagliaferro
Resumen
No presente artigo, aborda-se a trajetória pedagógica e musical de Magdalena Tagliaferro, artista que idealizou e implantou no Brasil, juntamente com Gustavo Capanema, o Curso Público de Interpretação Pianística. Com base no livro autobiográfico denominado Quase tudo, busca-se analisar a relevância da sua formação e os desdobramentos de seu trânsito entre o Brasil e a França, como também, as contribuições desta professora na consolidação da performance musical impressionista ao piano, estilo que influenciou muitos jovens brasileiros estudantes de música. Nesta perspectiva, percebe-se que, ao atravessar o Oceano Atlântico, a pianista estabelecia intercâmbios de conhecimentos didáticos, pedagógicos, musicais e técnicos interpretativos, promovendo a circularidade do saber entre os dois países.
Palavras-chave: Educação-História; Tagliaferro, Magdalena; Autobiografia; Viagens pedagógicas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.