Educação Infantil Pública Municipal em Florianópolis: um estudo da arquitetura escolar a partir de documentos iconográficos (1976 a 1987) <em>DOI: 10.5965/198472381426201342</em>
Resumen
O artigo tem como objetivo analisar, do ponto de vista histórico, a arquitetura e o espaço escolar das instituições de Educação Infantil da Rede Pública do Município de Florianópolis, no período de 1976 a 1987 . Tal análise das primeiras instituições dessa rede pode contribuir com o processo de investigação da história da educação no município pela estreita relação, evidenciada por outros estudos, entre arquitetura escolar e pedagogia. O recorte histórico se justifica pelo fato de 1976 marcar o ano em que o poder público local inicia o atendimento às crianças pequenas, e o ano de 1987, por haver precedido a promulgação da Constituição federal de 1988, que consagrou o direito da criança a esse atendimento. O estudo parte de diferentes fontes – com especial atenção nos documentos iconográficos – a respeito da maneira como os espaços em referência foram ocupados e habitados por adultos e crianças, e investiga a cultura material escolar. Com uma leitura fundamentada nesses contextos, quer-se decifrar os significados das práticas educativas aplicadas e materializadas na trajetória das instituições para a infância, na construção histórica da ocupação dos seus espaços e, em certa medida, nas escolhas e decisões que marcam a época. Como resultado, consolida-se a convicção de que a arquitetura não é neutra e deve ser considerada nos projetos educacionais.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.