Grupos Escolares: criação mais feliz da república? Mapeamento da Produção em Santa Catarina <br> School Groups: the happiest creation of republic? A Map of Production in Santa Catarina
Resumen
Neste artigo apresentamos um mapeamento inicial de pesquisas e produções que tomam por objeto os Grupos Escolares de Santa Catarina. O eixo deste investimento foi a busca de trabalhos que ajudem a compreender a construção da escola graduada em Santa Catarina, considerada pelos republicanos românticos como a “invenção mais feliz da República”. Para esta cartografia, selecionamos três itens para análise: “Recorte Temporal e Fontes”, “Perspectivas Teóricas e de Análise”, e “Como os grupos escolares estão retratados”. Os resultados obtidos apontam para o reduzido número de investigações sobre esta temática e assinalam significativos silêncios, como por exemplo, as questões relacionadas à raça e etnia, bem como aquelas vinculadas à construção de papéis masculino e feminino na perspectiva de gênero, nos currículos desta escola ao longo do século XX.
PALAVRAS-CHAVE: História da educação catarinense. Grupos escolares. Santa Catarina. Escola primária.
ABSTRACT: In this article we present a initial map on researches and productions related to school groups of Santa Catarina state. The could help us to understand the construention of a graduated school in Santa Catarina, considered by the republicans as “the happiest invention of republic”. The study also presents 3 item’s selected for analysis: “Period of research and sorces”, “Theorical perspectives and analysis” and “Haw the school groups are portrayed”. The results obtained from these recearches point out left behing as well as those ones linked to men and women construetions and roles, based on a perspective of gender in which lies in this school program along the 20 th century.
KEYWORDS: Santa Catarina history. School groups. Elementary school.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.