A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógico<em>The university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts</em>
Resumen
Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa “Transformar a Universidade na América Latina”, em que o autor mostra a necessidade urgente de se recriar administrativa e pedagogicamente a universidade dentro do atual contexto político, econômico, social, tecnológico e cultural. Analisam-se aspectos do currículo, propondo-se redimensionar o fazer-pedagógico. Numa primeira instância e de forma sinóptica, situa-se a problemática. Na segunda parte propõe-se, em vez da fragmentação de conteúdos, uma abordagem interdisciplinar; o ensino com pesquisa como proposta metodológica; o uso da Internet e do ensino virtual; a criação de redes de cooperação transnacional e a educação permanente como ferramentas e perspectivas para dinamizar o processo ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave: Universidade. Currículo. Ensino com Pesquisa. Educação Virtual. Educação Permanente.
Abstract
The work is a clipping of the research project “Transforming the University in Latin America, where the author demonstrates the urgent need to rebuild the University in its pedagogical and administrative aspects, within the current political, economic, social, technological and cultural context. It examines aspects of the curriculum, proposing to make the resize of the pedagogical acts. In a first instance and synoptically, the problem is pointed out. In the second part, instead of the fragmentation of content, it proposes an interdisciplinary approach; teaching with research as a methodological proposal; the use of the Internet and virtual learning; the creation of transnational networks and continuing education as tools and perspectives to boost the teaching-learning process.
Keywords: University. Curriculum. Teaching with Research. Virtual Education. Continuing Education .
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.