As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física) <br><br /><font size="-1"> Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education</font><br />
Resumen
O objetivo central desse estudo é diagnosticar a realidade de implantação e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas salas informatizadas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Santa Catarina) e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a prática pedagógica dos professores, de modo especial os de Educação (Física). O estudo de caráter exploratório buscou as respostas através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas com professoras coordenadoras de salas informatizadas. Apesar das mudanças provocadas pela inclusão das TICs na educação, observou-se que a Educação (Física) ainda não apresenta inserções sistemáticas neste campo.
Palavras-chave: Educação (Física). Salas Informatizadas. TICs.
Abstract: The main purpose of this study is diagnosing the reality of deployment and use of Information and Communication Technologies (ICTs) in computerized classrooms in Florianópolis (Santa Catarina) public schools and the relation to the teaching-learning process and pedagogical practices, in particular those of (Physical) Education. The exploratory study sought the answers through literature review, documental analysis and semi-structured interviews with teachers coordinating the computerized classrooms. Despite the changes engendered by the inclusion of ICTs in education, it was noted that (Physical) Education hasn’t yet made systematic insertions into this field.
Keywords: (Physical) Education. Computerized Classroom. ICTs.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.