Os Desafios da Educação na Sociedade Aprendente <br> Challenges of Education in the Learning Society <br> Gli Sfidi Dell`Educazione Nella Società Che Impara
Resumen
A noção de educação, em grande parte, esteve historicamente ligada à capacidade de armazenar, imitar e reproduzir comportamentos e informações. Com a multiplicação dos diferentes conhecimentos e a crescente incapacidade da ciência em prover e em promover a tão almejada cultura de humanização, deflagrou-se uma onda de incertezas a respeito das próprias condições do conhecimento. As mudanças de paradigma no campo das ciências aplicadas ensejaram fortes modificações na compreensão do universo e do ser humano, atingindo, conseqüentemente, o campo educacional. O lugar da escola na sociedade cognitiva, os papéis vividos e compartilhados entre professores e alunos em sala de aula, modos e formas de ensinar e aprender, e teorias a respeito das influências genéticas sobre o sujeito da aprendizagem constituem o núcleo das buscas e discussões no campo da educação no momento. A presente reflexão orienta-se para um alargamento da consciência face aos problemas emergentes advindos do enfoque positivista do universo educacional, assim como das possibilidades e das potencialidades inatas e culturalmente associadas no processo do ensino-aprendizagem favorecidas pela visão de adaptabilidade e modificabilidade no grande esforço que ainda permanece em termos de aprendermos e compreendermo-nos a nós próprios no complexo conjunto de relações e inter-relações que tecem a realidade sócio-cultural.
Palavras-chave: Cultura de Humanização. Sociedade da Aprendizagem. Teoria da Modificabilidade Cognitiva. Influências Genéticas. Possibilidades Culturais.
Abstract: The concept of education to a large extent has been historically linked to the ability to store, imitate and reproduce behaviors and information. Due to the proliferation of different knowledge and the growing inability of science to provide and promote the so desired culture humanization; it sparked wave of uncertainty about the very conditions of knowledge. The change of paradigm in the field of applied sciences provided strong changes in the understanding of the universe and of human beings, thus reaching the educational field. The place of schools in the learning society, the roles lived and shared among teachers and students in the classroom, ways and styles of teaching and learning, and theories about the genetic influences on the subject of learning are the core of research and discussions in the educational field at this time. This reasoning is oriented to an expansion of awareness in the face of emerging problems arising from the positivist insight of the educational universe, as well as the possibilities and innate potential and culturally involved in the teaching-learning process favored by the view of adaptability modification in the great effort which still remains in the sense of us learning and understanding ourselves in the complex set of relationships and inter-relationships that weave the social-cultural reality.
Keywords: Humanization Culture. Learning Society. Modifiability Cognitive Theory. Genetic Influences. Cultural Possibilities.
Riassunto Il concetto di educazione, generalmente, è rimasto sempre legato alla capacità di immagazzinare, imitare e riprodurre comportamenti e informazioni. Con la moltiplicazione delle varie conoscenze e la crescente incapacità della scienza di provvedere e di promuovere la tanto desiderata cultura dell’umanizzazione, si è deflagrato in un’onda di incertezze a riguardo delle stesse condizioni della conoscenza. I cambiamenti di paradigma nel campo delle scienze applicate proporzionarono profonde modifiche alla comprensione dell’universo e dell’essere umano, includendo, conseguentemente, il campo educativo. Il posto della scuola nella società cognitiva, i ruoli vissuti e condivisi tra professori e studenti in classe, i modi e le forme di insegnare e imparare, e le teorie a riguardo delle influenze genetiche sulla persona dell’apprendistato costituiscono il nucleo delle ricerche e dei dibattiti nel campo dell’educazione oggi. La presente riflessione si orienta verso un allargamento della coscienza di fronte ai problemi emergenti provenienti dall’approccio positivista dell’universo educativo, così come delle possibilità e potenzialità innate e culturalmente associate al processo dell’insegnamento-apprendistato favorite dalla visione di adattabilità e modificabilità nel grande sforzo che ancora rimane per imparare e capirci noi stessi nella complessa totalità delle relazioni e interrelazioni che intessono la realtà socioculturale.
Parole-chiave: Cultura Dell’umanizzazione. Società Dell’apprendistato. Teoria della Modificabilità Cognitiva. Influenze Genetiche. Possibilità Culturali.
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