Resistência à Formação Continuada para Professores em Atuação: relato de experiência com professores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, SC <br> Resistance to Continued Education for Teachers in the Worforce: report from teachers of city school sistem of Balneario Camboriu, SC
Resumen
Este artigo tem o objetivo de analisar um programa de formação continuada na área de Língua Portuguesa, proposto pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, SC, através da sua Secretaria Municipal da Educação. Durante a formação, que iniciou em fevereiro de 2001 e desenvolveu-se até outubro de 2003, evidenciou-se o espaço de resistência ao projeto criado pelos professores. Tal situação foi analisada e descrita com detalhes, uma vez que constituiu entrave para a evolução do projeto. Considerando-se a educação como a partilha de projetos coletivos, este artigo ressalta a necessidade da substituição de um contrato didático baseado na pedagogia da transmissão por um novo contrato, fundamentado no princípio da reciprocidade, relações dialógicas entre sujeitos agentes do conhecimento.
Palavras-chave: Formação Continuada. Espaço de Resistência. Contrato Didático.
Abstract: This paper analyses a continued educational project for Portuguese teachers, developed by the city of Balneário Camboriú (Santa Catarina, Brazil), by means of the City Education Department. During the training, which occurred from February 2001 to October 2003, it became noticeable the resistance to the project by teachers. Such situation is analyzed and described in detail, since it represented a barrier to the evolution of the project. Considering education as the sharing of collective projects, this paper emphasizes the need for the replacement of a didactic contract based on the pedagogy of transmission by a new contract, based on the principle of reciprocity, dialogic relation between subjects of knowledge.
Keywords: Continued Education. Space of Resistance. Didactic Contract.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.