Grafite e Pichação – Que Comunicação é Esta? <br><br /><font size="-1"> Graffiti and Graffiting – What Kind of Communication is that?</font><br />
Resumen
O foco deste artigo é o estudo do grafite e da pichação como elementos que fazem parte da rotina visual dos habitantes das grandes cidades, onde muros, paredes e outros espaços públicos e privados são testemunhos do registro de diferentes formas de expressão e inscrições urbanas. No caso de ambientes internos, refere-se a observações realizadas em uma unidade escolar da rede de ensino da Prefeitura Municipal de São José/SC, onde se constatou um número bastante elevado de pichações, evidenciando atos de transgressão através do mau uso da escrita, enquanto elemento de comunicação e de desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem dentro da Escola.
Palavras-Chave: Grafite. Pichação. Linguagem. Cultura. Contracultura. Transgressão. Escrita. Comunicação. Escola.
Abstract: The focus of this article is the study of graffiti and graffiting as elements that form part of the visual routine of residents in big cities, where walls and other public and private spaces are witnesses of different forms of expressions and urban inscriptions. In the case of indoor environments, it refers to the observations carried out in a Municipal School in the Area of São José/SC, where an elevated number of graffiting was perceived, showing acts of transgression through bad use of writing, as an element of communication and human development in the teaching-learning process in the School.
Keywords: Graffiti. Graffiting. Language. Culture. Anti-Culture. Transgression. Writing. Communication. School.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.