SEXUALIDADE FEMININA, ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS <br> FEMININE SEXUALITY, OLDNESS AND EDUCATION: SOME NESCESSARY APPROACHES
Resumen
O presente artigo tem como ponto de partida a reflexão sobre a sexualidade feminina na velhice, haja vista que a velhice, em especial, a feminina sofre duplo preconceito, por ser “mulher” e por ser “velha, uma fase carregada de inúmeros estereótipos, tanto do senso comum, quanto os de cunho científico. Um dos estereótipos mais conhecidos na sociedade ocidental é o fato da mulher velha ser percebida pelos mais jovens como uma figura assexuada, andrógina, despojada de sensualidade, de produtividade e com poucas chances de se realizar. A dificuldade de aceitação da sexualidade em mulheres com idade igual ou superior a sessenta anos está relacionada a aspectos sociais e culturais. Procuro aqui, levantar questões de maneira que venham contribuir à uma discussão mais ampla acerca da sexualidade feminina na velhice, pois corremos o risco de reproduzir e perenizar um preconceito existente na sociedade atual que já não se sustenta mais.
Palavras-chave: Sexualidade. Mulher. Velhice. Educação.
Abstract: The present article has as starting point the reflection about the oldness, feminine sexuality having in view oldness in special the feminine one suffers double prejudice, because she is a “woman” and because is “old”, a time full of many stereotypes, as much common sense as scientific knowledge. One of the most known stereotypes on the western society is the fact that an old woman is noticed by the young people as an assexual, an androgine, striped of sensuality, of productivity and with few changes to come true. The difficulty of the sexuality acceptance in women with equal or superior age to sixty years old is related to social and culture aspects. I try to find out raising questions in a way the can contribute to a discussion more broad about the oldness feminine sexuality, because we can run risk to reproduce and perennialize an existing prejudice on the current society that is not help anymore.
Key-words: Sexuality. Woman. Oldness. Education.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.