Webquest: Desenvolvendo a autonomia através da pesquisa na Web<br>Webquest: Developing the autonomy through the research in the Web

Autores/as

  • Rafael Rodrigo Mueller

Resumen

O intuito desta pesquisa é justamente entender como a Web (aqui especificamente através da sistemática de Webquest), pode contribuir para que certas características de pessoas autônomas possam ser desenvolvidas e estimuladas nas demais. Para a concretização deste fato analisaremos este processo através de diretrizes básicas que são: o estudo da metacognição e a auto gestão do conhecimento; a aprendizagem cooperativa; o uso de uma sistemática de pesquisa que estimule a sua utilização desde o ensino fundamental até o superior, o estudo dos conceitos de Webquest e o favorecimento do modo de fazer educação atentando principalmente para a postura do professor enquanto facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Webquest. Autonomia. Ensino. Aprendizagem. Metacognição.

The objective of this research is exactly to understand as the Web (here specifically through the systematic of Webquest), it can contribute to that certain characteristics of autonomous people can be developed and stimulated in the others. For the materialization of this fact we will analyze this process through basic guidelines that are: the study of the metacognition and self development of the knowledge; the cooperative learning; the use of a systematic of research that stimulates your use from the fundamental teaching to the superior; the study of the Webquest´s concepts and to aid on way of educating attempting mainly for the teacher's posture while facilitator of the process teaching-learning.

Key words: Webquest. Autonomy. Teaching. Learning. Metacognition.

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Publicado

2007-01-11

Cómo citar

MUELLER, Rafael Rodrigo. Webquest: Desenvolvendo a autonomia através da pesquisa na Web<br>Webquest: Developing the autonomy through the research in the Web. Revista Linhas, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1281. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo