O envelhecimento do trabalhador no contexto dos novos paradigmas organizacionais e os indicadores de exclusão por idade no trabalho<br>The aging of workers in the context of new organizational paradigms
Resumen
Este artigo trata do problema da discriminação por idade ocorrida no mercado de trabalho, procurando mostrar como os estereótipos negativos associados à velhice, presentes nas culturas empresariais, influenciam na exclusão dos trabalhadores com mais idade. Os novos paradigmas produtivos de automação e acumulação flexível contribuem para a desvalorização dos mais velhos à medida que estão associados às idéias de inovação e velocidade. Portanto, a situação de exclusão vivida por esses trabalhadores possui uma determinante cultural bastante significativa e a sua superação depende de mudanças estruturais tanto no âmbito do mercado de trabalho como no da educação/formação.
Palavras-chave: Discriminação por idade. Qualificação/competência. Novos paradigmas produtivos.
This article analyzes the problem of age discrimination in the labor market, and shows how negative stereotypes associated to old age found in business culture influence the exclusion of older workers. The new productive paradigms of automation and flexible accumulation contribute to the devaluation of the elderly to the degree that these paradigms are based on ideas of innovation and speed. Therefore, the exclusion suffered by these workers has quite a significant cultural determinant. Overcoming this prejudice will require structural changes both in the labor market and in education.
Key words: Age discrimination. Qualification/ability. New productive paradigms.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.